Professores responsáveis pela execução
do projeto
- Jussara maria Zacarias Lopes;
- Maria Aldete Souza de Araújo;
- Maria Sara da Silva Nascimento;
- Kate Viviane Batista Matias.
JUSTIFICATIVA
Levando-se em consideração a
importância do tema apresentado, elaborou-se esse projeto tendo em vista a
necessidade de um trabalho diversificado, novo e estimulante, buscando assim
unir as atividades de leitura, escrita e de compreensão de textos.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Fazer do leitor um ser pensante, ativo
e preocupado com o tema exposto, no sentido de conhecer, preservar e cuidar da
água.
Objetivos específicos
·
Produzir
textos coerentes e coesos, compreendendo numa abordagem lógica o uso da
pontuação, da ortografia e concordância de frases;
·
Identificar
os principais problemas relacionados à água nas comunidades onde estão
inseridos os alunos pesquisadores;
·
Ter
uma consciência critica com relação ao consumo e preservação da água;
·
Buscar
meios eficazes para resolver a problemática da falta de água potável em muitas
comunidades do nosso município, tendo em vista as grandes estiagens e a falta
de um programa governamental eficaz;
·
Conscientizar
a comunidade municipal, bem como outras autoridades ligadas ao assunto para a
aquisição de recursos para resolver problemas relativos à água.
METODOLOGIA
Inicialmente, os professores farão à
apresentação do projeto a partir de uma explanação oral acompanhada de
cartazes, revistas, jornais, fotos e outros recursos relacionados ao tema.
A partir da apresentação do material,
o professor fará questionamentos e conduzirá a sala a um debate sobre o
assunto. Então, o professor apresentará um modelo de cartilha e proporá uma
pesquisa nas comunidades dos alunos. Nessas comunidades eles observarão
aspectos, como: irrigação, poluição do ambiente,, doenças provindas da água,
cuidados com a água, distribuição da água, entre outros.
Após a pesquisa de campo, iniciar-se-á
o processo de produção do material que comporá a cartilha. Esse material será
selecionado pelos professores e alunos, após apresentação em sala de aula. O
material após seleção sofrerá uma correção final para enfim ser publicado.
As cartilhas serão apresentadas ao
público e autoridades no Dia Nacional da água.
ETAPAS
O projeto será desenvolvido no período
de uma quinzena, de 11.03.2002 a 26.03.2002, a partir das seguintes etapas:
1ª Etapa: Apresentação do projeto aos
alunos;
2ª Etapa: Pesquisa de campo
3ª Etapa: Produção de textos;
4ª Etapa: Leitura e seleção do
material;
5ª Etapa: Correção final:
6ª Etapa: Publicação das cartilhas;
7ª Etapa: apresentação pública.
RECURSOS
·
Jornais;
·
Revistas;
·
Livros
didáticos e paradidaticos;
·
Gravuras;
·
Fotos;
·
Papeis;
·
Lápis
e canetas coloridas;
·
Computador
e impressora;
·
Papéis
diversos.
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