quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CARTILHA INFORMATIVA: ÀGUA É VIDA, PRESERVE-A - 2002



Professores responsáveis pela execução do projeto
  • Jussara maria Zacarias Lopes;
  • Maria Aldete Souza de Araújo;
  • Maria Sara da Silva Nascimento;
  • Kate Viviane Batista Matias. 
 


 JUSTIFICATIVA
Levando-se em consideração a importância do tema apresentado, elaborou-se esse projeto tendo em vista a necessidade de um trabalho diversificado, novo e estimulante, buscando assim unir as atividades de leitura, escrita e de compreensão de textos.

OBJETIVOS
Objetivo Geral
Fazer do leitor um ser pensante, ativo e preocupado com o tema exposto, no sentido de conhecer, preservar e cuidar da água.

Objetivos específicos
·         Produzir textos coerentes e coesos, compreendendo numa abordagem lógica o uso da pontuação, da ortografia e concordância de frases;
·         Identificar os principais problemas relacionados à água nas comunidades onde estão inseridos os alunos pesquisadores;
·         Ter uma consciência critica com relação ao consumo e preservação da água;
·         Buscar meios eficazes para resolver a problemática da falta de água potável em muitas comunidades do nosso município, tendo em vista as grandes estiagens e a falta de um programa governamental eficaz;
·         Conscientizar a comunidade municipal, bem como outras autoridades ligadas ao assunto para a aquisição de recursos para resolver problemas relativos à água.

 METODOLOGIA
 Inicialmente, os professores farão à apresentação do projeto a partir de uma explanação oral acompanhada de cartazes, revistas, jornais, fotos e outros recursos relacionados ao tema.

A partir da apresentação do material, o professor fará questionamentos e conduzirá a sala a um debate sobre o assunto. Então, o professor apresentará um modelo de cartilha e proporá uma pesquisa nas comunidades dos alunos. Nessas comunidades eles observarão aspectos, como: irrigação, poluição do ambiente,, doenças provindas da água, cuidados com a água, distribuição da água, entre outros.

Após a pesquisa de campo, iniciar-se-á o processo de produção do material que comporá a cartilha. Esse material será selecionado pelos professores e alunos, após apresentação em sala de aula. O material após seleção sofrerá uma correção final para enfim ser publicado.

As cartilhas serão apresentadas ao público e autoridades no Dia Nacional da água.

ETAPAS
O projeto será desenvolvido no período de uma quinzena, de 11.03.2002 a 26.03.2002, a partir das seguintes etapas:
1ª Etapa: Apresentação do projeto aos alunos;
2ª Etapa: Pesquisa de campo
3ª Etapa: Produção de textos;
4ª Etapa: Leitura e seleção do material;
5ª Etapa: Correção final:
6ª Etapa: Publicação das cartilhas;
7ª Etapa: apresentação pública.

 RECURSOS
·         Jornais;
·         Revistas;
·         Livros didáticos e paradidaticos;
·         Gravuras;
·         Fotos;
·         Papeis;
·         Lápis e canetas coloridas;
·         Computador e impressora;
·         Papéis diversos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário