Professores responsáveis pela execução
do projeto (Professores de História)
- Maria Gardênia de Oliveira Souza
- Maria de Fátima Rodrigues cruz
JUSTIFICATIVA
Em um país de uma cultura diversificada como o
Brasil, vem à tona a questão tão discutida em todos os ramos da sociedade: o
preconceito ou racismo. Diante disso percebe-se a necessidade de trabalhar essa
temática, falando-se não de preconceito etimologicamente, mas como sendo esse
relacionado a diversidade do povo brasileiro.
Diante disso, percebe-se a necessidade
da elaboração desse projeto, que será de grande valia para o aluno e
comunidade, devido a necessidade de informações mais apuradas, bem como, da
formação de uma consciência critica que trará como resultado a moldagem dos
cidadãos e a valorização da diversidade cultural do país.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Conhecer e valorizar a pluralidade cultural do
patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outras
nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças
culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras
características individuais e sociais (Secretaria de Educação Fundamental –
Parâmetros Curriculares Nacionais: História, 5ª a 8ª série. P. 7).
Objetivos específicos
·
Estabelecer
semelhanças e diferenças entre as diversas culturas que formaram o povo
brasileiro;
·
Saber
que há uma diversidade de idiomas entre os povos que formaram a nossa
sociedade, como foram sufocados e o resultado dessa ação;
·
Relacionar
as principais festas folclóricas, profanas e religiosas do nosso país, as quais
são provenientes da miscigenação do povo brasileiro;
·
Colecionar
documentos históricos ( escrituras, documentos pessoais, roupas, sapatos,
talheres, pratos, armas, etc.) relacionando-os a cada grupo formador de nossa
cultura;
·
Analisar
criticamente a questão da terra desde a “invasão portuguesa” no Brasil até
hoje.
METODOLOGIA
O projeto será apresentado a partir de
uma conversa informal entre professor e aluno, diante dessa haverá espaço para
que sugestões sejam abordadas, as quais serão úteis para o desenvolvimento do
projeto.
Durante a execução das atividades
serão realizadas pesquisas de campo e bibliográficas, entrevistas, confecção de
maquetes, painéis, dramatizações, exposições de documentos históricos,
apresentações de músicas e danças.
A culminância envolverá todas as
comunidades servidas pela escola, oportunidade esta que os trabalhos
confeccionados, apresentados e selecionados em sala de aula serão expostos.
ETAPAS
- Conversa informal para apresentação do projeto e coleta de sugestões;
- Pesquisas;
- Apresentações em sala de aula;
- Seleção do material que será apresentado na culminância;
- Culminância.
RECURSOS
- Papéis diversos;
- Canetas coloridas;
- Fitas adesivas;
- Vídeo e TV;
- Microssistem CD e fita cassete;
- Alimentos, roupas, documentos históricos;
- Palha, cipó, arame, madeira, argila, isopor;
- Livros, enciclopédias, jornais e revistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário