quinta-feira, 27 de setembro de 2012

FEIRA DE CONHECIMENTOS HISTÓRICOS: BRASIL DE UM POVO MISCIGENADO: INDIOS, NEGROS E ESTRANGEIROS. ESSA É NOSSA TERRA, NOSSA GENTE, NOSSA RAÇA.



  Professores responsáveis pela execução do projeto (Professores de História)
  • Maria Gardênia de Oliveira Souza
  • Maria de Fátima Rodrigues cruz

 JUSTIFICATIVA
 Em um país de uma cultura diversificada como o Brasil, vem à tona a questão tão discutida em todos os ramos da sociedade: o preconceito ou racismo. Diante disso percebe-se a necessidade de trabalhar essa temática, falando-se não de preconceito etimologicamente, mas como sendo esse relacionado a diversidade do povo brasileiro.

Diante disso, percebe-se a necessidade da elaboração desse projeto, que será de grande valia para o aluno e comunidade, devido a necessidade de informações mais apuradas, bem como, da formação de uma consciência critica que trará como resultado a moldagem dos cidadãos e a valorização da diversidade cultural do país.

 OBJETIVOS

 Objetivo geral
 Conhecer e valorizar a pluralidade cultural do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outras nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais (Secretaria de Educação Fundamental – Parâmetros Curriculares Nacionais: História, 5ª a 8ª série. P. 7).

 Objetivos específicos
·         Estabelecer semelhanças e diferenças entre as diversas culturas que formaram o povo brasileiro;
·         Saber que há uma diversidade de idiomas entre os povos que formaram a nossa sociedade, como foram sufocados e o resultado dessa ação;
·         Relacionar as principais festas folclóricas, profanas e religiosas do nosso país, as quais são provenientes da miscigenação do povo brasileiro;
·         Colecionar documentos históricos ( escrituras, documentos pessoais, roupas, sapatos, talheres, pratos, armas, etc.) relacionando-os a cada grupo formador de nossa cultura;
·         Analisar criticamente a questão da terra desde a “invasão portuguesa” no Brasil até hoje.

 METODOLOGIA

O projeto será apresentado a partir de uma conversa informal entre professor e aluno, diante dessa haverá espaço para que sugestões sejam abordadas, as quais serão úteis para o desenvolvimento do projeto.

Durante a execução das atividades serão realizadas pesquisas de campo e bibliográficas, entrevistas, confecção de maquetes, painéis, dramatizações, exposições de documentos históricos, apresentações de músicas e danças.

A culminância envolverá todas as comunidades servidas pela escola, oportunidade esta que os trabalhos confeccionados, apresentados e selecionados em sala de aula serão expostos.

 ETAPAS

  1. Conversa informal para apresentação do projeto e coleta de sugestões;
  2. Pesquisas;
  3. Apresentações em sala de aula;
  4. Seleção do material que será apresentado na culminância;
  5. Culminância.

 RECURSOS

  • Papéis diversos;
  • Canetas coloridas;
  • Fitas adesivas;
  • Vídeo e TV;
  • Microssistem CD e fita cassete;
  • Alimentos, roupas, documentos históricos;
  • Palha, cipó, arame, madeira, argila, isopor;
  • Livros, enciclopédias, jornais e revistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário