quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CONHECENDO NOSSA ÁGUA, O CASO DA REGIÃO DE POÇOS - 2003





Idealizadora: Maurina Ferreira Ramos Cruz

Professores responsáveis pela execução
Célia Ferreira dos Santos Barbosa
Dayana Gomes de Carvalho
Jassione Lopes Dias
Jasson de Oliveira Ferreira
Luciana Pinto de Carvalho
Maurina Ferreira Ramos
Suely Rita Maria de Carvalho

JUSTIFICATIVA
Este projeto foi elaborado visando atender à necessidade de se obter um conhecimento mais amplo das condições de captação, de distribuição e, principalmente, da qualidade da água nos povoados da região de Poços. Pretendemos oferecer respaldo e, possíveis soluções, para problemas existentes que são causadores da má qualidade da água e do sistema de abastecimento das comunidades pertencentes à região de Poços.

OBJETIVOS
Objetivo geral
Conscientizar alunos e demais membros das comunidades da região de Poços acerca das condições e formas corretas de como consumir a água e, utilizar os sistemas de abastecimento dessas comunidades.

 Objetivos específicos
- Reconhecer que a água é indispensável para a vida humana, portanto, deve ser preservada;
- Identificar-se como parte integrante da natureza e sentir-se ativamente ligado a ela, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente (PCN, 1998);
- Conhecer aspectos socioeconômicos e históricos relacionados à água dos povoados da região de Poços.



METODOLOGIA

 1. apresentação do projeto à comunidade escolar
O projeto será apresentado aos alunos a partir de questionamentos e depoimentos dos próprios alunos. O professor apresentará aos alunos fotos, gravuras, textos e recortes de jornais e revistas. A partir  da análise do material apresentado e das discussões o professor proporá pesquisas de campo e bibliográfica a partir dos temas aflorados nas discussões. Para melhor andamento do projeto, professor e alunos farão um combinado onde regras e valores serão discutidos.

2. Atividades interdisciplinares
- Língua Portuguesa: Entrevistas, relatórios, poesias, literatura de cordel, produção e análise de músicas, produção e reconto de histórias, produção de hipóteses;
- História: Histórico da água da região de Poços;
- Geografia: Produção de mapas, Estudo de aspectos socioeconômicos da região de Poços;
- Matemática: Produção de gráficos e tabelas a partir de dados obtidos nas pesquisas;
- Artes: Fotografia, produção de artesanato, confecção de maquetes, apresentação de músicas, modelagens com barro, arte com sucata;
- Educação Física: coleta de lixo, produção de painéis com regras e fotos de esportes aquáticos.

3. Execução do projeto
No transcorrer da execução do projeto os alunos farão entrevistas, exposição de fotos e trabalhos artísticos, painéis, relatórios, tabelas, gráficos, mapas, músicas, poesias, dramatizações, debates, produção de cartazes, uso de sucata, coleta de animais e plantas, seminários, modelagens, coreografias, reconto de histórias, elaboração de hipóteses, limpeza de mananciais de água, entre outras atividades.

4. Culminância
A culminância do projeto ocorrerá na Praça Santos Dumont em Poços, quando serão apresentados os trabalhos produzidos durante o período de execução.

RESULTADOS ESPERADOS
Os alunos e professore responsáveis pela execução do projeto elaborarão um documento que constará de depoimentos e dados referentes à qualidade da água nos povoados da região de Poços, como forma de cobrança, junto às autoridades competentes, reivindicando a melhoria da qualidade da água consumida.

RECURSOS
- Humanos: Alunos, professores, direção e demais funcionários da escola. Pais, pessoas a serem entrevistadas e demais membros das comunidades;

- Didáticos: Livros, revistas, jornais, fotografias, gravuras, máquina fotográfica, papeis diversos, canetas e lápis coloridos, tintas, cola tesoura, fita asdesiva, aparelho de som, fita cassete, CD, Televisor, vídeo cassete, fita de vídeo, filmes, mapas, músicas, sucata e outros.

 ETAPAS
1ª Etapa:

a)    Questionamentos;
b)    Exposição de textos, gravuras, livros, jornais, revistas etc.;
c)    Debates;
d)    Produção de combinados;
e)    Propor pesquisa, linha de trabalho, apresentação de linhas de informação;

2ª Etapa: Desenvolvimento das atividades;

3ª Etapa: Apresentação dos trabalhos em sala de aula;

4ª etapa: Exposição dos resultados à comunidade.


 AVALIAÇÃO
Processual e continua a partir da análise das atividades – orais e escritas – desenvolvidas em sala de aula ou em campo. A avaliação será executada pelos professores, pelos alunos e por todos que assistirem aos seminários e exposições.



BIBLIOGRAFIA
CRUZ, Daniel. O Meio Ambiente: 5ª a 8ª  série. São Paulo: Ática, 2002;
PARÃMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Ciências Naturais: 5ª a 8ª série. Brsilia: MEC/ SEF, 1998.

Vídeos:

TV ESCOLA/MEC, Brasil. 1998 – Crônicas da terra – Água;
COLUMBIA/ SONY ENTERTAINMENT, EUA, 1992 – O mundo de Beackman – Lixo e metereologia;
CROMOSSOMA, Espanha, 1997 – O planeta de Pipsqueak;
TV ONTARIO, Canadá, 1991 – Planeta sob pressão – água, água por todos os lados;
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA/ MINISTÉRIO DA SAÚDE, Brasil, 1998 – água é jóia;
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA/ MINISTÉRIO DA SAÚDE, Brasil, 1998 – Cuidados com a água;
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA/ MINISTÉRIO DA SAÚDE, Brasil, 2001 – Saúde e meio ambiente 1 – Lixo;
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA/ MINISTÉRIO DA SAÚDE, Brasil, 2001 –Saúde e meio ambiente 2 – Poluição do ar e da água;
TV GLOBO, Brasil – Globo Ecologia – Irrigação e despoluição das águas.
















   



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