Idealizadora: Maurina
Ferreira Ramos Cruz
Professores responsáveis pela execução
Célia Ferreira dos Santos Barbosa
Dayana Gomes de Carvalho
Jassione Lopes Dias
Jasson de Oliveira Ferreira
Luciana Pinto de Carvalho
Maurina Ferreira Ramos
Suely Rita Maria de Carvalho
JUSTIFICATIVA
Este projeto foi elaborado visando
atender à necessidade de se obter um conhecimento mais amplo das condições de
captação, de distribuição e, principalmente, da qualidade da água nos povoados
da região de Poços. Pretendemos oferecer respaldo e, possíveis soluções, para
problemas existentes que são causadores da má qualidade da água e do sistema de
abastecimento das comunidades pertencentes à região de Poços.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Conscientizar alunos e demais membros
das comunidades da região de Poços acerca das condições e formas corretas de
como consumir a água e, utilizar os sistemas de abastecimento dessas
comunidades.
Objetivos específicos
- Reconhecer que a água é
indispensável para a vida humana, portanto, deve ser preservada;
- Identificar-se como parte integrante
da natureza e sentir-se ativamente ligado a ela, percebendo os processos
pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e
respeitosa em relação ao meio ambiente (PCN, 1998);
- Conhecer aspectos socioeconômicos e
históricos relacionados à água dos povoados da região de Poços.
METODOLOGIA
1. apresentação do
projeto à comunidade escolar
O projeto será apresentado aos alunos
a partir de questionamentos e depoimentos dos próprios alunos. O professor
apresentará aos alunos fotos, gravuras, textos e recortes de jornais e
revistas. A partir da análise do
material apresentado e das discussões o professor proporá pesquisas de campo e
bibliográfica a partir dos temas aflorados nas discussões. Para melhor
andamento do projeto, professor e alunos farão um combinado onde regras e
valores serão discutidos.
2. Atividades interdisciplinares
- Língua
Portuguesa: Entrevistas, relatórios, poesias, literatura de cordel,
produção e análise de músicas, produção e reconto de histórias, produção de
hipóteses;
- História:
Histórico da água da região de Poços;
-
Geografia: Produção de mapas, Estudo de aspectos socioeconômicos da região
de Poços;
- Matemática:
Produção de gráficos e tabelas a partir de dados obtidos nas pesquisas;
- Artes:
Fotografia, produção de artesanato, confecção de maquetes, apresentação de
músicas, modelagens com barro, arte com sucata;
- Educação
Física: coleta de lixo, produção de painéis com regras e fotos de esportes
aquáticos.
3. Execução do projeto
No transcorrer da execução do projeto
os alunos farão entrevistas, exposição de fotos e trabalhos artísticos,
painéis, relatórios, tabelas, gráficos, mapas, músicas, poesias, dramatizações,
debates, produção de cartazes, uso de sucata, coleta de animais e plantas,
seminários, modelagens, coreografias, reconto de histórias, elaboração de
hipóteses, limpeza de mananciais de água, entre outras atividades.
4. Culminância
A culminância do projeto ocorrerá na
Praça Santos Dumont em Poços, quando serão apresentados os trabalhos produzidos
durante o período de execução.
RESULTADOS ESPERADOS
Os alunos e professore responsáveis
pela execução do projeto elaborarão um documento que constará de depoimentos e
dados referentes à qualidade da água nos povoados da região de Poços, como
forma de cobrança, junto às autoridades competentes, reivindicando a melhoria
da qualidade da água consumida.
RECURSOS
- Humanos: Alunos,
professores, direção e demais funcionários da escola. Pais, pessoas a serem
entrevistadas e demais membros das comunidades;
- Didáticos:
Livros, revistas, jornais, fotografias, gravuras, máquina fotográfica, papeis
diversos, canetas e lápis coloridos, tintas, cola tesoura, fita asdesiva,
aparelho de som, fita cassete, CD, Televisor, vídeo cassete, fita de vídeo,
filmes, mapas, músicas, sucata e outros.
ETAPAS
1ª Etapa:
a)
Questionamentos;
b)
Exposição
de textos, gravuras, livros, jornais, revistas etc.;
c)
Debates;
d)
Produção
de combinados;
e)
Propor
pesquisa, linha de trabalho, apresentação de linhas de informação;
2ª Etapa: Desenvolvimento das atividades;
3ª Etapa: Apresentação dos trabalhos em sala de
aula;
4ª etapa: Exposição dos resultados à
comunidade.
AVALIAÇÃO
Processual e continua a partir da
análise das atividades – orais e escritas – desenvolvidas em sala de aula ou em campo. A avaliação será
executada pelos professores, pelos alunos e por todos que assistirem aos
seminários e exposições.
BIBLIOGRAFIA
CRUZ, Daniel. O Meio Ambiente: 5ª a
8ª série. São Paulo: Ática, 2002;
PARÃMETROS CURRICULARES NACIONAIS:
Ciências Naturais: 5ª a 8ª série. Brsilia: MEC/ SEF, 1998.
Vídeos:
TV ESCOLA/MEC, Brasil. 1998 – Crônicas
da terra – Água;
COLUMBIA/ SONY ENTERTAINMENT, EUA,
1992 – O mundo de Beackman – Lixo e metereologia;
CROMOSSOMA, Espanha, 1997 – O planeta
de Pipsqueak;
TV ONTARIO, Canadá, 1991 – Planeta sob
pressão – água, água por todos os lados;
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA/ MINISTÉRIO
DA SAÚDE, Brasil, 1998 – água é jóia;
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA/ MINISTÉRIO
DA SAÚDE, Brasil, 1998 – Cuidados com a água;
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA/ MINISTÉRIO
DA SAÚDE, Brasil, 2001 – Saúde e meio ambiente 1 – Lixo;
PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA/ MINISTÉRIO
DA SAÚDE, Brasil, 2001 –Saúde e meio ambiente 2 – Poluição do ar e da água;
TV GLOBO, Brasil – Globo Ecologia –
Irrigação e despoluição das águas.
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