JUSTIFICATIVA
Esse
projeto visa, a necessidade da melhoria das relações interpessoais e da
comunicação na escola, dando destaque a criatividade do educando para a
construção de novos conhecimentos.
Nessa
perspectiva busca-se uma melhor participação do aluno, tendo em vista o prazer
pela escola, o despertar do senso crítico e a formação de cidadãos conscientes.
OBJETIVOS
Objetivo geral:
melhorar as relações e a comunicação na escola.
Objetivos específicos
1.
elaborar manchetes para
notícias de jornal;
2.
confeccionar notícias a partir de fatos ocorridos na escola ou na
comunidade onde o aluno está inserido;
3.
realizar entrevistas;
4.
fazer pesquisas de assuntos de interesse da comunidade em geral;
5.
elaborar com criatividade textos lúdicos para entretenimento e
desenvolvimento do raciocínio;
6.
estimular o aluno a expor suas emoções e sentimentos para sua melhor
comodidade na escola;
7.
buscar fundos financeiros para aquisição de material pedagógico;
8.
incentivar a participação constante e cada vez maior do aluno
através de premiações e destaque;
METODOLOGIA
O
conteúdo básico do jornal será advindo de obras criativas dos alunos
provenientes de atividades realizadas em todas as matérias, seja no âmbito
escolar ou fora desta, portanto oportunizado a inter-disciplinaridade. Contudo,
a seleção e correção do material será realizada pelos professores de redação e
a coordenação pedagógica.
Serão
realizadas pesquisas de assuntos polêmicos, gráficos, tabelas, entrevistas,
reportagens, concursos, confecção de trabalhos artísticos, (pinturas, desenhos,
cartuns, charges, quadrinhos), textos para avisos, classificados, cartas com
sugestões e críticas, recados entre outras atividades que poderão surgir no
decorrer do processo de editoração do jornal.
ETAPAS PREVISTAS
1.
Apresentação do projeto à escola;
2.
Busca de opiniões quanto ao nome do jornal;
3.
Seleção de alunos – repórteres e colaboradores;
4.Redatores (professores de
português, coordenador e colaboradores) selecionam o material, fazem correções
e organizam o material para a impressão;
5.
impressão do jornal;
6.
distribuição (venda a um preço simbólico);
OBSERVAÇÕES
· Predominará
no jornal matérias do cunho pedagógico para a melhoria do processo ensino –
aprendizagem;
· Todo
material enviado deve ser assinado pelo seu autor;
· Recados,
comerciais, anúncios e classificados serão colocados no jornal em função do
pagamento de uma taxa que será revertida para compra de material pedagógico;
· O jornal
será vendido por um preço simbólico para pagamento de despesas e o lucro será
usado para a compra de material pedagógico;
CONTEÚDOS
· Notícias
culturais ocorridas na escola ou nas comunidades onde os alunos estão
inseridos;
· Entrevistas;
· Textos
para entretenimento;
· Trabalhos
artísticos;
· Cartas
com sugestões e críticas;
· Recados;
· Pesquisas
de assuntos polêmicos;
· Concursos;
· Classificados
(anúncios de compra e venda);
· Comerciais;
RECURSOS
Direção,
secretárias, professores, coordenador, demais funcionários, alunos e membros
das comunidades servidas pela escola, computador, mimeografo, máquina fotográfica,
fotos, cola, gravador, fita cassete, tesoura, caneta, fita adesiva, lápis de
cor e outros.
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