Professores
responsáveis pela execução do projeto:
- Maurina Ferreira Ramos;
- Célia Ferreira dos Santos;
- Anália Freire Bruno;
- Dayana Gomes de Carvalho
JUSTIFICATIVA
Este projeto foi elaborado tendo em
vista a necessidade de destacar a importância da saúde na vida humana.
Levar-se-á em consideração a informação como meio de adquirir mecanismos para a
prevenção e o bem estar. O documento destacará não somente aspectos
relacionados à medicina e seus avanços, mas também o bom convívio social e
ecológico, fundamentais e eficazes para uma vida saudável.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Valorizar-se através da compreensão da
saúde como bem pessoal, social e ambiental que deve ser promovido
constantemente.
Objetivos específicos
- Conhecer técnicas de primeiros socorros e repassá-las para outras pessoas;
- Desenvolver a auto - estima e autonomia pessoal através da promoção da saúde individual e coletiva;
- Ter consciência critica e tomar decisões responsáveis a respeito da sexualidade (PCN – Temas Transversais – 5ª a 8ª série);
- Compreender a alimentação humana, a digestão, os nutrientes e o seu papel no organismo;
- Identificar tecnologias que possibilitaram avanços na área de Saúde;
- Conhecer as principais doenças cardiovasculares e os meios de prevenir-se delas;
- Analisar criticamente a questão de doar órgãos e sangue humano;
- Conhecer as principais doenças respiratórias, seus principais vetores e os meios de evitá-las;
- Apresentar meios ou soluções para a problemática das drogas entre jovens e adolescentes;
- Reconhecer que as atividades físicas são, além de recreação, indispensáveis para uma vida saudável;
- Ter o cuidado concernente à saúde bucal para evitar a cárie;
- Estabelecer relações entre aspectos biológicos, afetivos, culturais, socioeconômicos e educacionais na preservação da saúde para compreendê-la como bem-estar psíquico, físico e social (PCN – Ciências Naturais – 5ª a 8ª série).
METODOLOGIA
1. Atividades interdisciplinares
- Língua portuguesa: Produção de folhetos, convites, letras de música, acrósticos, poesias, artigos, texto;
- Historia: Pesquisa e produção de painéis sobre a vida de médicos ou pesquisadores da área de saúde;
- Matemática: Pesquisa no hospital ou postos de saúde para saber números referentes às doenças que atingiram a população num período determinado pelo professor;
- Arte: Construção de material referente a ornamentação da área onde ocorrerá a feira;
- Geografia: Produção de quadro comparativo com indicadores de saúde;
- Educação Física: demonstração de exercícios físicos;
- Língua estrangeira (Inglês): Palavras ou expressões referentes à saúde e novas tecnologias (diet, light, etc.).
2. Execução do projeto
Após a seleção dos temas, serão
distribuídos por turma, ou seja, cada turma ficará responsável por um desses
temas. Cada turma será dividida em 4 equipes para a realização das atividades
concernentes a produção do material para exposição na culminância.
As atividades propostas serão:
dramatizações, produção de painéis, pesquisa de campo, entrevistas, musicais,
debates, produção de livretos, confecção de dicionários com termos relacionados
ao tem, simulações, produção de panfletos, produções de maquetes, seminários,
leitura, produção de textos diversos, busca e seleção de material para
exposição.
O material produzido e apresentado em
sala de aula sofrerá um processo de seleção para posterior apresentação em sala
de aula.
RECURSOS
- Humanos:
Alunos, professores, direção e demais funcionários da escola. Pais, pessoas a
serem entrevistadas e demais membros das comunidades;
-
Didáticos: Livros, revistas, jornais, fotografias, gravuras, máquina
fotográfica, papeis diversos, canetas e lápis coloridos, tintas, cola tesoura,
fita adesiva, aparelho de som, fita cassete, CD, Televisor, vídeo cassete, fita
de vídeo, filmes, mapas, músicas, sucata, pregadores de roupa, sabonetes,
cabides, vassouras, mesas, tintas,
arame, barracas, vasilhames de vidro,
plantas, anticoncepcionais, vacinas, seringas, aparelhos médicos e outros.
ETAPAS
1.
Definição
de temas;
2.
Divisão
dos temas e propostas de atividades;
3.
Pesquisa
bibliográfica e de campo;
4.
Apresentação
dos trabalhos em sala de aula;
5.
Confecção
da ornamentação;
6.
Arrumação
da área e barracas onde serão feitas as apresentações;
7.
Realização
da feira.
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