Professores responsáveis
pela execução do Projeto:
Anália Freire Bruno
Jasson de Oliveira Ferreira
Janete Bispo da Silva Ribeiro
JUSTIFICATIVA
Somente uma pequena parcela da
população tem a oportunidade de usar línguas estrangeiras como instrumento de
comunicação oral, dentro ou fora do país. Mesmo nos grandes centros, o número
de pessoas que utilizam das habilidades orais de uma língua estrangeira em
situação de trabalho é relativamente pequeno (PCN – língua Estrangeira, p. 20,
1998).
Desse modo, considerar o
desenvolvimento de habilidades orais como central no ensino da Língua
Estrangeira no Brasil não leva em conta o critério de relevância social para a
sua aprendizagem. Dessa forma, o fato de que as condições na sala de aula da
maioria das escolas brasileiras (carga horária reduzida, classes superlotadas,
pouco domínio das habilidades orais por parte da maioria dos professores,
material didático reduzido a giz e livro didático etc.) podem inviabilizar o
ensino dessas habilidades (PCN Língua Estrangeira, p. 20 – 21, 1998).
Com base na função da aprendizagem de
uma língua estrangeira no Brasil e nas condições existentes na maior parte das
escolas brasileiras, o foco no que ensinar pode ser melhor entendido ao se
pensar em envolver outras habilidades comunicativas. O foco em leitura não
exclui a possibilidade de haver espaço no programa para possibilitar a
exposição do aluno À compreensão e memorização de letras de música, de certas
frases feitas, de pequenos poemas, trava-línguas e diálogos (PCN – Língua
Estrangeira, p. 21,22,1998).
A música é a linguagem que se traduz
em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e
pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e
o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas
situações, festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas
etc. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que já na Grécia Antiga,
era considerada como fundamental para a formação de futuros cidadãos, ao lado
da matemática e da filosofia. É dessa forma, uma das formas importantes de
expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da
educação (Referencial Curricular para a educação infantil, p. 45, 1998).
Nessa perspectiva, os professores de
Inglês do Colégio Municipal Dr. Rômulo Galvão, juntamente com a coordenadora
pedagógica, vêm promover o primeiro SHOW MUSIC. Dessa forma, busca-se usar a
música como instrumento de comunicação oral para o desenvolvimento de
habilidades comunicativas na Língua Inglesa.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
# Utilizar a música como instrumento
de comunicação oral para o desenvolvimento de habilidades comunicativas com a
língua inglesa.
Objetivos específicos
# Proporcionar o interesse e o prazer
para aprender Inglês a partir da música;
# Desenvolver a pronúncia de palavras
e sentenças inseridas em músicas que serão apresentadas;
# Ampliar o vocabulário e o
conhecimento de estruturas gramaticais presentes em canções;
# Explorar músicas como forma de se
expressar, interagir com os outros e ampliar o conhecimento do mundo;
#Participar em situações que interagem
música e movimentos corporais;
ESTRATÉGIAS
# O professor deverá levar para sala
de aula, uma letra de música em inglês conhecida pela maioria dos alunos,
conta-la e fazer o scaner (exploração) da mesma, de modo que os alunos
envolvidos pela atividade se entusiasmem e se interesse por outras músicas em
inglês.
# Em seguida o professor deverá propor
aos alunos, que em grupos escolham uma música, estudem a letra e treine a
pronúncia.
# Os grupos então deverão
apresentar-se, cantando com o acompanhamento de um playback.
# Após a apresentação cada equipe
deverá responder um exercício de interpretação sobre a letra da música
apresentada. No momento seguinte cada turma escolherá o grupo que melhor
cantou.
# O Projeto será culminado com uma
noite de festa, o SHOW MUSIC, onde os grupos escolhidos em cada turma deverão
se apresentar, bem como grupos de danças formados na escola, e outros
convidados, serão mobilizados para incrementar a noite do SHOW MUSIC.
#O professor de inglês deverá fazer o
monitoramento constante dos grupos, auxiliando na leitura, pronúncia, ritmo e
interpretação da música, bem como indumentária (caracterização) para as
apresentações.
AVALIAÇÃO
Será realizada durante todo o percurso
do projeto. Serão observados itens como participação, interesse e a habilidade
para interpretar, pronunciar e cantar a letra da música. Além disso, serão
analisados valores como o respeito e a solidariedade que são de grande
necessidade em trabalhos coletivos. Essa avaliação será realizada pelo
professor, alunos e demais membros da comunidade escolar que estarão presentes
na culminância do projeto.
Os alunos também responderão
exercícios de prática oral e escrita sobre a letra da música. O grupo que fizer a melhor apresentação
receberá um prêmio como reconhecimento e incentivo.
RECURSOS
# Clips
musicais (DVD, DVD player)
# Letras de músicas
# Play back
# Microfone
# Instrumentos musicais
# Folhas mimeografadas
# Aparelho de som
# Materiais para ornamentar o dia da
culminância
# Indumentário utilizado para
apresentação dos grupos
ROTEIRO
DE APRESENTAÇÃO
1. __ Good evening! Apenas uma pequena
parcela da população tem a oportunidade de usar línguas estrangeiras como
instrumento de comunicação oral.
2. __ Hello! Uma forma de reverter
esse quadro é a utilização da música como reforço para aprendizagem dessas
línguas.
1. __ Vale destacar que a música é uma
linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar
sensações, sentimentos e pensamentos.
2. __ dessa forma, buscando a
utilização da música como meio para aprendizagem da língua inglesa surgiu o PROJETO
SHOW MUSIC.
1. __ Nessa noite você vai se
emocionar com belas canções cantadas pelos alunos do Colégio Rômulo Galvão. A
paritr de agora a festa é para você!
É Show! É Música! É Show Music!!
- Apresentação de abertura.
2. __ Bravo! Bravo!
1. __ Que lindo! Bom, quem não sofreu
a perda de um amor, que partiu, e você dizia desesperadamente. “Por favor, não
vá”. Com vocês! Anderson da 6ª B com a bela canção: PLEASE DON’T GO!
2. __ É duro quando um grande amor
parte, restam a saudade, tristeza e as lembranças dos bons momentos, mas isto é
apenas o caminho que prossegue a história. Evanice, Lorene, Raiane e
Lorena da 6ª C, com a música, WITHOUSTH
YOU.
1. __ Quando dois corações se unem há
lágrimas, união, emoção. Até parece que nada que está ao redor existe, faça
chuva ou faça sol o que mais importa é estarem juntos. E em tudo o amor os
guiará. Jéssica Galvão, Raiane, Queliane, Renata e Valeriana da 7ª A,
representando a dupla Sandy e Júnior com a música LOVE NEVER FALLS.
2. __ “Eu não preciso de ninguém me
dizendo q que quero. Ou não. O que fazer com meu destino, o que fazer ou não
fazer. Estou tão cansada de escutar as pessoas falando como devo ser. Com vocês
João, Antonio Carlos, Joselita, Priscila, Monique e Francielem da 8ª A e a
múscia é OVERPROTECTED de Britney Spears.
1. __ Em sonhos as distâncias são
encurtadas, a saudade é aliviada e o amor continuará. Agora vem aí um
verdadeiro coral de vozes. Eliúde, Nilmara, Tamires, Rosimeire, Simone, Ana
Clésia, Caroline, Josiane, Juvanilde, Juliete e Janailma da 6ª D com a música
MY HEART WILL GO ON de Celine Dion.
2. __ Quando há amor dois corações se
unem não importa a estação, se chove ou faça sol, o importante é a emoção,
beijos e abraços tudo em nome do amor. Com vocês, Cássia, Ana Roberta, Joyce,
Ana Regina, Anderson, Crislejane e Jéssica Amanda. Cantam LOVE NEVER FALLS.
1.__ Imagine vivermos em um mundo onde
a paz abundasse, onde não houvesse fome e guerras.
Lílian, Cristiane, Cleones, Ivone e Mª
Socorro da 8ª B e a música é: IMAGINE de John Lennon.
2. __ Mesmo sendo infiéis, Ele
continua fiel, sua promessas não falham, ele fez o céu e a terra e tudo o que
neles há, o nosso Senhor merece toda adoração.
Com vocês Emerson, Débora, Andra,
Gilde, Bruna, Lucicleide da 6ª B. A música é: YES, YOU’RE SO FAITH LORD.
1. __ A perda de um amor leva às
lágrimas ao rosto daquele que ama. DYER MAKER é a música! Quem canta?
Jefferson, Joseph, Antonione, Jadson e Antonio César da 7ª A.
2. __ É verdade, vivemos em um mundo
de guerras, fome e desilusões, mas certamente algum dia em algum lugar as
pessoas resolvem dar as mãos então, será o melhor dia. E todos cantam WE ARE
THE WORLD e a múscia quem canta,
Jacineide, Elizandra, Karine, Juliele, Josiane e Joebson da 6ª A.
1. __ Um relacionamento sem amor,
voltado apenas para o sexo é temporário, não tem o verdadeio sabor e não une,
mas separ. Com você Cleciane, Deilane, Mª de Fátima, Raíza, Queilane e Tiago da
8ª A cantando a música SEXED UP de Robbie Williams.
2. __ Quando há um amor desconhecido,
uma paixão ainda que não correspondida parece não acabar, mas é como se fosse
imortal.
Controle sua lágrimas! IMMORTALLY,
canta Fabiana, Ariana, Mª da Paz e Edeilton da 7ª C.
1. __ “Eu não ligo para que você é, de
onde você vem, o que você fez, enquanto você me amar, quem é você, de onde você
vem, não importa o que importa, o que importa é o que você fez, enquanto você
me amar.
AS
LONG AS YOU LOVE ME. Jefferson,
Samara, Fábio, Juliana e Jaiane da 8ª C.
2. __
No momento que começa um grande amor, há um ar de felicidade, até parece
que nunca haverá separação, sonhos parecem realidade...
E agora a bela musica FROM THIS MOMENT
com Rosiane, Rejane, Jussicleide, Josiane, Arisvelton, Mário, Ledjane, Sérgio,
José Antonio e Edilândio. (8ª C e 7ª C).
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do
ensino fundamental: Língua Estrangeira. Brasília: MEC / SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação
Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a educação infantil.
Brasília: MEC / SEF, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário