quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SHOW MUSIC: PROJETO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - VERSÃO 2006



Professores responsáveis pela execução do Projeto:
Anália Freire Bruno
Jasson de Oliveira Ferreira
Janete Bispo da Silva Ribeiro



 JUSTIFICATIVA

Somente uma pequena parcela da população tem a oportunidade de usar línguas estrangeiras como instrumento de comunicação oral, dentro ou fora do país. Mesmo nos grandes centros, o número de pessoas que utilizam das habilidades orais de uma língua estrangeira em situação de trabalho é relativamente pequeno (PCN – língua Estrangeira, p. 20, 1998).

Desse modo, considerar o desenvolvimento de habilidades orais como central no ensino da Língua Estrangeira no Brasil não leva em conta o critério de relevância social para a sua aprendizagem. Dessa forma, o fato de que as condições na sala de aula da maioria das escolas brasileiras (carga horária reduzida, classes superlotadas, pouco domínio das habilidades orais por parte da maioria dos professores, material didático reduzido a giz e livro didático etc.) podem inviabilizar o ensino dessas habilidades (PCN Língua Estrangeira, p. 20 – 21, 1998).

Com base na função da aprendizagem de uma língua estrangeira no Brasil e nas condições existentes na maior parte das escolas brasileiras, o foco no que ensinar pode ser melhor entendido ao se pensar em envolver outras habilidades comunicativas. O foco em leitura não exclui a possibilidade de haver espaço no programa para possibilitar a exposição do aluno À compreensão e memorização de letras de música, de certas frases feitas, de pequenos poemas, trava-línguas e diálogos (PCN – Língua Estrangeira, p. 21,22,1998).

A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações, festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que já na Grécia Antiga, era considerada como fundamental para a formação de futuros cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia. É dessa forma, uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação (Referencial Curricular para a educação infantil, p. 45, 1998).
Nessa perspectiva, os professores de Inglês do Colégio Municipal Dr. Rômulo Galvão, juntamente com a coordenadora pedagógica, vêm promover o primeiro SHOW MUSIC. Dessa forma, busca-se usar a música como instrumento de comunicação oral para o desenvolvimento de habilidades comunicativas na Língua Inglesa.

 OBJETIVOS

Objetivo Geral
# Utilizar a música como instrumento de comunicação oral para o desenvolvimento de habilidades comunicativas com a língua inglesa.

 Objetivos específicos
# Proporcionar o interesse e o prazer para aprender Inglês a partir da música;
# Desenvolver a pronúncia de palavras e sentenças inseridas em músicas que serão apresentadas;
# Ampliar o vocabulário e o conhecimento de estruturas gramaticais presentes em canções;
# Explorar músicas como forma de se expressar, interagir com os outros e ampliar o conhecimento do mundo;
#Participar em situações que interagem música e movimentos corporais;

ESTRATÉGIAS

# O professor deverá levar para sala de aula, uma letra de música em inglês conhecida pela maioria dos alunos, conta-la e fazer o scaner (exploração) da mesma, de modo que os alunos envolvidos pela atividade se entusiasmem e se interesse por outras músicas em inglês.
# Em seguida o professor deverá propor aos alunos, que em grupos escolham uma música, estudem a letra e treine a pronúncia.
# Os grupos então deverão apresentar-se, cantando com o acompanhamento de um playback.
# Após a apresentação cada equipe deverá responder um exercício de interpretação sobre a letra da música apresentada. No momento seguinte cada turma escolherá o grupo que melhor cantou.
# O Projeto será culminado com uma noite de festa, o SHOW MUSIC, onde os grupos escolhidos em cada turma deverão se apresentar, bem como grupos de danças formados na escola, e outros convidados, serão mobilizados para incrementar a noite do SHOW MUSIC.
#O professor de inglês deverá fazer o monitoramento constante dos grupos, auxiliando na leitura, pronúncia, ritmo e interpretação da música, bem como indumentária (caracterização) para as apresentações.

AVALIAÇÃO

Será realizada durante todo o percurso do projeto. Serão observados itens como participação, interesse e a habilidade para interpretar, pronunciar e cantar a letra da música. Além disso, serão analisados valores como o respeito e a solidariedade que são de grande necessidade em trabalhos coletivos. Essa avaliação será realizada pelo professor, alunos e demais membros da comunidade escolar que estarão presentes na culminância do projeto.

Os alunos também responderão exercícios de prática oral e escrita sobre a letra da música.  O grupo que fizer a melhor apresentação receberá um prêmio como reconhecimento e incentivo.

RECURSOS

# Clips musicais (DVD, DVD player)
# Letras de músicas
# Play back
# Microfone
# Instrumentos musicais
# Folhas mimeografadas
# Aparelho de som
# Materiais para ornamentar o dia da culminância
# Indumentário utilizado para apresentação dos grupos


ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO

1. __ Good evening! Apenas uma pequena parcela da população tem a oportunidade de usar línguas estrangeiras como instrumento de comunicação oral.

2. __ Hello! Uma forma de reverter esse quadro é a utilização da música como reforço para aprendizagem dessas línguas.

1. __ Vale destacar que a música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos.

2. __ dessa forma, buscando a utilização da música como meio para aprendizagem da língua inglesa surgiu o PROJETO SHOW MUSIC.

1. __ Nessa noite você vai se emocionar com belas canções cantadas pelos alunos do Colégio Rômulo Galvão. A paritr de agora a festa é para você!
É Show! É Música! É Show Music!!

  • Apresentação de abertura.

2. __ Bravo! Bravo!

1. __ Que lindo! Bom, quem não sofreu a perda de um amor, que partiu, e você dizia desesperadamente. “Por favor, não vá”. Com vocês! Anderson da 6ª B com a bela canção: PLEASE DON’T GO!

2. __ É duro quando um grande amor parte, restam a saudade, tristeza e as lembranças dos bons momentos, mas isto é apenas o caminho que prossegue a história. Evanice, Lorene, Raiane e Lorena   da 6ª C, com a música, WITHOUSTH YOU.
1. __ Quando dois corações se unem há lágrimas, união, emoção. Até parece que nada que está ao redor existe, faça chuva ou faça sol o que mais importa é estarem juntos. E em tudo o amor os guiará. Jéssica Galvão, Raiane, Queliane, Renata e Valeriana da 7ª A, representando a dupla Sandy e Júnior com a música LOVE NEVER FALLS.

2. __ “Eu não preciso de ninguém me dizendo q que quero. Ou não. O que fazer com meu destino, o que fazer ou não fazer. Estou tão cansada de escutar as pessoas falando como devo ser. Com vocês João, Antonio Carlos, Joselita, Priscila, Monique e Francielem da 8ª A e a múscia é OVERPROTECTED de Britney Spears.

1. __ Em sonhos as distâncias são encurtadas, a saudade é aliviada e o amor continuará. Agora vem aí um verdadeiro coral de vozes. Eliúde, Nilmara, Tamires, Rosimeire, Simone, Ana Clésia, Caroline, Josiane, Juvanilde, Juliete e Janailma da 6ª D com a música MY HEART WILL GO ON  de Celine Dion.

2. __ Quando há amor dois corações se unem não importa a estação, se chove ou faça sol, o importante é a emoção, beijos e abraços tudo em nome do amor. Com vocês, Cássia, Ana Roberta, Joyce, Ana Regina, Anderson, Crislejane e Jéssica Amanda. Cantam LOVE NEVER FALLS.

1.__ Imagine vivermos em um mundo onde a paz abundasse, onde não houvesse fome e guerras.
Lílian, Cristiane, Cleones, Ivone e Mª Socorro da 8ª B e a música é: IMAGINE de John Lennon.

2. __ Mesmo sendo infiéis, Ele continua fiel, sua promessas não falham, ele fez o céu e a terra e tudo o que neles há, o nosso Senhor merece toda adoração.
Com vocês Emerson, Débora, Andra, Gilde, Bruna, Lucicleide da 6ª B. A música é: YES, YOU’RE SO FAITH LORD.

1. __ A perda de um amor leva às lágrimas ao rosto daquele que ama. DYER MAKER é a música! Quem canta? Jefferson, Joseph, Antonione, Jadson e Antonio César da 7ª A.

2. __ É verdade, vivemos em um mundo de guerras, fome e desilusões, mas certamente algum dia em algum lugar as pessoas resolvem dar as mãos então, será o melhor dia. E todos cantam WE ARE THE WORLD  e a múscia quem canta, Jacineide, Elizandra, Karine, Juliele, Josiane e Joebson da 6ª A.

1. __ Um relacionamento sem amor, voltado apenas para o sexo é temporário, não tem o verdadeio sabor e não une, mas separ. Com você Cleciane, Deilane, Mª de Fátima, Raíza, Queilane e Tiago da 8ª A cantando a música SEXED UP de Robbie Williams.

2. __ Quando há um amor desconhecido, uma paixão ainda que não correspondida parece não acabar, mas é como se fosse imortal.
Controle sua lágrimas! IMMORTALLY, canta Fabiana, Ariana, Mª da Paz e Edeilton da 7ª C.

1. __ “Eu não ligo para que você é, de onde você vem, o que você fez, enquanto você me amar, quem é você, de onde você vem, não importa o que importa, o que importa é o que você fez, enquanto você me amar.
AS LONG AS YOU LOVE ME. Jefferson, Samara, Fábio, Juliana e Jaiane da 8ª C.

2. __  No momento que começa um grande amor, há um ar de felicidade, até parece que nunca haverá separação, sonhos parecem realidade...
E agora a bela musica FROM THIS MOMENT com Rosiane, Rejane, Jussicleide, Josiane, Arisvelton, Mário, Ledjane, Sérgio, José Antonio e Edilândio. (8ª C e 7ª C).


BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Estrangeira. Brasília: MEC / SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a educação infantil. Brasília: MEC / SEF, 1998.











Nenhum comentário:

Postar um comentário