sexta-feira, 28 de setembro de 2012

PROJETO JORNAL ESCOLA ALERTA - 2000



Professores responsáveis pela execução do projeto:

  • Maria Sara da Silva Nascimento
  • Jussara Maria Zacarias
  • Adriana Vieira dos Santos
  • Irene Carvalho Nazário
  • Kate Viviane Batista Matias

 JUSTIFICATIVA

Este projeto foi elaborado tendo em vista a necessidade da melhoria das relações interpessoais e de comunicação na escola, dando destaque a criatividade do educando para construção de novos conhecimentos.

Nessa perspectiva almejamos uma melhor participação do aluno, tendo em vista o prazer pela escola, o despertar do senso critico e a formação de cidadãos conscientes.


OBJETIVOS

 Objetivo geral
Melhorar as relações interpessoais e a comunicação na escola

 Objetivos específicos
  • Elaborar manchetes para noticias de jornal;
  • Produzir textos jornalísticos a partir de fatos ocorridos na escola ou na comunidade onde o aluno está inserido;
  • Realizar entrevistas;
  • Fazer pesquisas de interesse da comunidade;
  • Elaborar com criatividade textos lúdicos para entretenimento e desenvolvimento do raciocínio;
  • Estimular o aluno a expor suas emoções e sentimentos para sua melhor comodidade na escola;
  • Buscar fundos financeiros para a aquisição de material pedagógico;
  • Incentivar a participação constante e cada vez maior do aluno através de premiações e destaque.


 METODOLOGIA

O conteúdo básico do jornal será advindo de obras criativas dos alunos provenientes de atividades realizadas em todas as disciplinas, seja no âmbito escolar ou fora desta, portanto oportunizando a interdisciplinaridade. Contudo, a seleção e correção do material serão realizadas pelos professores de Língua portuguesa e a coordenação pedagógica.

Serão realizadas pesquisas de assuntos polêmicos, gráficos, tabelas, entrevistas, reportagens, concursos, confecção de trabalhos artísticos (pinturas, desenhos, cartuns, charges, quadrinhos), textos para entretenimento (charadas, adivinhações, cruzadas). Haverá espaço para avisos, classificados, cartas com sugestões e criticas recados, entre outras atividades que poderão surgir no processo de editoração do jornal.


 RECURSOS

  • Humanos: Alunos, professores, direção e demais funcionários da escola. Pais, pessoas a serem entrevistadas e demais membros das comunidades;

  • Didáticos: Livros, revistas, jornais, fotografias, gravuras, máquina fotográfica, papeis diversos, canetas e lápis coloridos, tintas, cola tesoura, fita adesiva, e outros.


 ETAPAS

1.    Apresentação do projeto à escola;
2.    Busca de opiniões quanto ao nome do jornal;
3.    Seleção de alunos – repórteres e colaboradores;
4.    Repórteres recolhem as produções;
5.    Redatores (professores de Língua portuguesa, coordenador e repórteres e alunos colaboradores selecionam o material, fazem devidas correções e organizam o material para impressão);
6.    Impressão do jornal;






















Nenhum comentário:

Postar um comentário